terça-feira, 16 de outubro de 2012

A arte da modelagem!!!!


Diana Gamboa por ETHICAL-PRODUCTION

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dicionário de Moda

Oláaa...Hoje vou postar um pequeno dicionário de termos de moda! Espero que gostem!!



Abrasão: desgaste por atrito ou fricção entre a superfície de um tecido e outra qualquer.

Abrigo Impermeável: jaqueta em nylon leve, com fecho na frente, cós elástico com dispositivos regulares na cintura e nos punhos, conta habitualmente com um capuz. Windbreaker.

Acabamento: série de processos por que passa um tecido para se obter uma melhor aparência e sensação tátil.

Acabamento Final: série de acabamentos nos tecidos com finalidade de melhorar o seu brilho, caimento, respirabilidade, tato e desempenho em geral. Clear finish ou cut finish.

Acamurçado: acabamento que se obtém através de tinta ou de papel camurçado, transferido ao tecido por meio de resinas e calor, com o que adquire a aparência de camurça.

Acetato: fibra sintética elaborada a partir da celulose. Sintetizada pela primeira vez em 1864, é produzida em grande escala desde 1920.

Acetinado: processo que visa a dar brilho e pureza aos tecidos mediante fricção.

Acrílico: fibra artificial sintética, A produção para fins comerciais se iniciou em 1950, nos EUA. Características: leve, macio e quente, para o inverno ou frio, macio, semelhante ao algodão e fresco para o verão, apresenta brilho quando tingido com excelente solidez.

Activewear: vestimentas para a prática de esportes que exigem grande resistência física. Contorno ajustado ao corpo como uma segunda pele, utilizando tecidos de alta tecnologia e oferecendo conforto e possibilitando a total liberdade de movimentos. Linha de vestuário originária da década de 80.

Adamascado: tecido de seda, linho ou algodão com desenhos lavrados em motivos florais ou geométricos. Seu nome deriva-se de Damasco, capital da Síria.

Aertex: Tecido celular de algodão lan,cado na Inglaterra no final do século XIX por Lewis Hasla, ex-membro do parlamento. Em 1891, a companhia estava fabricando roupas íntimas e femininas de aertex, muito usado até hoje, em roupas de baixo e SPORTSWEAR.

Albene: Tecido para roupas externas produzido com fio de acetato opaco.

Acolchoado: enchimento de algodão, ou fibras sintéticas, colocado entre duas camadas de tecido e preso por costuras, formando um padrão decorativo regular ou irregular. Também conhecido como matelassê. Do francês matelassé.

Alfaiataria: oficina em que são confecionadas as peças habitualmente usadas em situações sociais por homens.

Algodão Egípicio: este algodão é considerado como o de fibra mais longa do mundo, resultando em um tecido durável e mais macio do que os outros encontrados no mercado internacional.

Algodão Penteado: processo onde as fibras mais curtas do algodão são eliminadas, tornando o fio mais resistente e macio.

Algodão Pima: algodão de fibra longa só encontrado no Peru e é tão apreciado quanto o egípcio.

Algodão / Cotton: fibra de origem natural vegetal. É talvez a fibra mais utilizada do mundo. Sua qualidade depende da finura, pureza, brilho, cor e particularmente da longitude da fibra (oscila entre 10mm e 50mm). As propriedades mais importantes são a hidrofilidade e a resistência a rasgões, fricção e ao calor. É facilmente lavável, fresco, flexível e não acumula estática. Tem tendência a enrugar-se, combustão rápida, o que pode ser controlado através de processos de acabamento adequados. No Brasil, é a principal fibra têxtil, tendo suas fontes de produção localizada nas regiões Nordeste, Sul e Centro-oeste do País.

Alpaca: pêlo de alpaca - lhama da América do Sul - fino e brilhante, com pouca felpa e tida como uma das lãs mais exclusivas.

Alvejamento: processos mecânicos, físicos e químicos, através dos quais se eliminam dos tecidos as impurezas naturais ou que foram adicionadas durante os processos de engomagem e tecelagem.

Anarruga: tecido leve de algodão, raiom ou seda, com uma superfície de listras enrugadas. Essa superfície se cria quando se tecem conjuntamente fios de coeficientes de encolhimento distintos. Também conhecida, em inglês, como seersucker.

Aniagem: Tecido grosseiro de juta, sisal ou cânhamo usado para sacaria.

Anatômico: uma peça é anatômica quando segue a forma do corpo.

Andrógino: associação de características femininas e masculinas, hermafrodita. James Lover, historiador de moda, concluiu que a figura ideal da moda era a mulher andrógina, que lembrava um homem nos anos 20, 60 e 70, com calças estruturadas, casacos, gravatas e golas button down. O homem dos anos 70 e 80 também foi andrógino, com adaptações de estilos femininos, incluindo os cabelos longos, maquiagens, roupas drapeadas e maior variedade de cores. Nas linhas jeanswear e sportswear equivale ao conceito de unissex.

Anel, processo em: no sistema anel, podemos ter fios com torção no sentido direito (z), ou no sentido esquerdo (s). Neste sistema, a torção é realizada de fora da fibra para dentro, o que resulta em um fio mais macio tanto no núcleo como na sua superfície.

Angorá: pêlo de coelho do tipo angorá, do qual se obtém feltro de chapéus ao ser mesclado com lã. O fio da lã penteada é utilizado em malhas e roupas íntimas.

Anorak: casaco curto de capuz, impermeável, muito usado para esquiar, geralmente em nylon e acolchoado.

Anoraque: jaqueta impermeável originária dos países escandinavos, dotada de capuz, zíper, punhos ou faixas elásticas nas mangas.

Aplicação: consiste em pedaços ornamentais de tecidos costurados ou colados a outros tecidos ou uma peça de roupa. Desenhos de pétalas, folhas, flores e animais são aplicados em algodão, renda e cetim.

Arabesco: motivo recorrente do folclore árabe, baseado em ornamentos estilizados em forma de folhas ou gavinhas.

Armação: representação da evolução de todos os fios que formam um tecido. Também chamada de entrelaçamento, ligamento. São três as armações fundamentais: tafetá ou tela, sarja e cetim.

Art Déco: estilo consolidado durante a exposição de artes decorativas em Paris, como a nova estética geométrica, linear e sofisticada que associamos ao cinema de Hollywood e a algumas ruas de Miami. Nascido da riqueza da nova indústria, bem representada nos arranha-céus de Nova York, como a torre Chysler ou o Rockefeller Center.

Art nouveau: a volta ao natural e ao feminino. Apesar do estilo art nouveau expressar-se principalmente na arquitetura, na decoração de interiores e no mobiliário, abrangeu também jóias e tecidos. Caracteriza-se por linhas graciosas, um tanto exageradas, com traços alongados terminando em arabescos e em motivos de flores e de folhas.

Assimetria: falta de simetria. Ver simetria.

Avant-garde: em francês - vanguarda. Em termos de moda, são criadores não-tradicionais e experimentais que estabelecem novas tendências como vanguardistas.

Acessórios: elementos que agregam valor e estilo ao vestuário, como broches, colares, pulseiras, anéis, bolsas, cintos, lenços, faixas, sapatos, etc. Todo e qualquer objeto usado para compor um visual.

Alta-costura: quando uma Maison atende aos rígidos critérios técnicos e de qualidade, onde tudo é feito manualmente (desde as costuras até os bordados), ela se enquadra na Alta Costura. Roupas de alto luxo, feitas com exclusividade.

Anorak: casaco grande e acolchoado para frio.

Ankle Boots: botas de canos curtíssimos, na altura dos tornozelos.

Backstage: é a parte por “de trás do show”: o camarim.

Baggy: é um tipo de modelagem de calça onde, como o nome já diz, é folgada. Porém, afunila gradativamente até a altura dos tornozelos.

Balconné: peça com decote acentuado, alças e barbatanas. Como por exemplo: soutien balconné.

Balonê: modelagem de peças onde a barra vira para dentro dando volume à roupa.

Bandana: tecido em formato quadrangular, geralmente de algodão, muito utilizado como lenço amarrado na cabeça.

Barrete: é um tipo de touca. Também é o nome de uma indumentária eclesiástica utilizada por bispos, cardeais e outros sacerdotes.

Básico: é o estilo casual e simles, que nunca peca por excesso. Peças que devem estar presentes em qualquer guarda-roupa e que servem como base para compor outro visual.

Bata: é a forma de um tipo de blusa larga, utilizada tando por homens quanto por mulheres.

Bolero: casaquinho com ou sem mangas que chega somente até a altura dos seios.

Book: é o portifólio de um modelo. È o seu arquivo de fotos.

Booker: é quem é responsável pelo agenciamento do modelo

Boyfriend Jacket: são os casacos largos e amplos, como se fosse a “jaqueta do namorado”.


Cache-coeur: é o tipo de corte de blusa onde o decote transpassa na região peitoral.

Canelado: tecido com trama em alto e baixo relevo gerando uma textura listrada.

Canguru: é um tipo de bolso grande em forma de trapézio com abertura nas laterais.

Capri: calça curta (até a altura do meio da canela) e folgada.

Cardigã: casaquinho de lã com gola baixa e redonda, abotoado na parte frontal.

Cargo: estilo de roupa inspirado em uniformes militares, composto por bolsos e modelagem ampla.

Casting: é como se chama a seleção de pessoas para um trabalho. Geralmente esta nomenclatura está associada ao mundo dos artistas e da moda.

Casual: estilo despojado, simples e arrumado de se vestir.

Chemisier: é um vestido que se parece com uma camisa comprida (do francês chemise), porém com sua devida modelagem.

Clean: peça ou look simples, despojado, livre de detalhes; moda limpa.

Cool: estilo que fornece as cores neutras e as peças sóbrias. O cool é sereno, correto e não chama atenção; próximo ao estilo clean.

College: estilo de roupas para o inverno muito vistas em jovens estudantes americanos como casacos com brasões, saias de pregas e blusões de lã.

Consultor de Moda: pessoa que oferece serviços ou conselhos profissionais referentes à moda.

Corselet: é um corpete com costuras mais firmes que um espartilho (lingerie), mas não molda o corpo. Não deve ser confundido com o CORSET, que é utilizado para moldar o corpo.

Corte enviesado: tipo de corte que dá mais caimento ao tecido/peça. Ele é feito no viés (diagonal) do tecido.

Curinga: é a peça chave do armário, como o famoso pretinho básico que serve para “todas” as ocasiões.

Customizar: é a ação de modificar, criar, adaptar, repaginar algo para que este tome uma forma diferente do original.

Debrum: é um tipo de acabamento em tira ou fita dobrado e costurado na borda de um tecido. Também conhecido como viés.

Degagê: tipo de gola solta e afastada do pescoço.

Echarpe: é um cachecol ou lenço comprido que envolve o pescoço. Estonar: é um processo feito com o intuito de desbotar um tecido e deixá-lo com aspecto de usado e velho.

Estilo: maneira de tratar, de viver, procedimento, conduta, modos.

Étnico: termo para se referir a roupas típicas de uma região ou país.

Evasê: modelagem de saia ou vestido que se alarga gradativamente na parte inferior.

Fashionista: é a pessoa que está intimamente envolvida com a moda, que segue tendências e que conhece a fundo o mundo fashion. Ama estar na moda, quem é do meio da moda.

Fashion victim: vítima da moda, aquela pessoa que vive em função das tendências.

Fitness: moda para academia, esporte e lazer.

Folk: estilo de roupas inspirado nas tradições folclóricas de determinadas regiões ou povos.

Fuseau: é uma calça muito justa que possui alças em sua parte inferior para o encaixe dos pés.

Follow up: inspiração de coleções passadas.

Fuxico: é uma pequena peça feita manualmente com tecido, de formato arredondado, onde após a costura o fio é franzido formando uma espécie de flor.

Glitter: estampa com granulos brilhosos, aplicada em tecidos com uma pasta incolor que protege o “glitter”.

Godê: Corte redondo com modelagem ampla, muito utilizado em saias rodadas.

Grife: marca de certos artigos, em especial do vestuário, nem sempre associada ao luxo e sim à assinatura do criador.

Habillé: é um tipo de vestido elegante para ocasiões que pedem um traje à rigor. Porém, este pode ser curto. Roupa elegante para a noite ou ocasião especial.

High-and-low: migrar de um estilo ao outro.

Hit da estação: é a peça principal da estação. A maior tendência ou aposta para aquele momento. Peça de roupa ou acessório em alta.

Hype: o máximo.

Ilhós: aviamento redondo com orifício central utilizado para a passagem de ar, agua ou cordões em roupas, acessórios, móveis, etc. 

Jaqueta Perfecto: a famosa jaqueta de couro preto com zíper.

Jardineira: modelo de macacão feminino.

Jogging: conjunto de agasalho (abrigo) esportivo.

Legging: calça ou meia calça ajustada ao corpo até a altura dos tornozelos.

Line-up: é a programação de um evento

Look: é a composição de peças, acessórios e estilo.

Make ou Make-up: significa maquiagem.

Maxi Pulôver: é um casaco grande, geralmente de lã, que pode ter manga longa ou não.

Mix: variedade de peças em uma coleção.

Montar: termo designado para o ato de vestir-se por inteiro, muito utilizado por Drag Queens quando se produzem para alguma ocasião.

Obi: faixa larga e entretelada, geralmente feita de brocado de seda, com um laço na parte de trás originalmente utilizada pelos japoneses.

Olheiro: chamado também de scouter, é aquele que encontra um novo rosto para carreira de modelo e encaminha esta pessoa para as agências.

Oversized: termo para peças (ex. calças) ou acessórios (ex. óculos) de tamanho grande.

Paetê: tipo de lantejoula, porém achatada e lisa. Possui orifício no meio para aplicação em roupas. Pode ser utilizada também em acessórios.

Patchwork: peça feita artesanalmente com pedaços de tecidos costurados um ao outro formando o item.

Pantalona: tipo de calça longa e com modelagem larga nas pernas.

Pelerine: peça estilo capa curta que cobre a parte superior dos braços e ombros.

Peep-toes: são sapatos de bico redondo o qual é aberto apenas nas pontas dos dedos, dando um ar retrô, típico dos anos 40 e 50.

Polainas: peça utilizada nos tornozelos. É como uma meia sem pé.

Prêt-à-porter: significa pronto para vestir. São as roupas compradas prontas.

Preview: é a pré-visualização da coleção, para analisar como ela realmente será.

Príncipe de Galles: ou escama de peixe, é uma trama que forma um tipo de zigue-zague.

Raglã: tipo de modelagem onde a costura cria uma linha diagonal nos ombros.

Retrô: termo usado para peças novas com estilo antigo.

Risca-de-giz: padronagem de listras.

Saia A: modelagem de saia justa no quadril e aberta em baixo, tipo em formato de “A”.

Saruel: calça ou bermuda com modelagem ampla no “gavião”. Fica com aspecto fofo na parte da frente e traseira, mas tem o cós e as pernas ajustados.

Shape: do inglês “forma”, na moda utiliza-se este nome para modeladores, ou mesmo como a forma de moda: ex. “O novo shape da moda”.

Skinny: é a calça com modelagem ajustada ao corpo até os tornozelos.

Stylist: é o profissional que cria uma imagem de moda junto ao estilista. É quem produz a composição dos looks, dos efeitos de passarela, etc.

Stone Washed: lavação que se utiliza de pedras para criar beneficiamento à peça com estilo de usado e desgastado.

Strass: são pedrinhas ou cristais aplicados em roupas e acessórios para dar brilho à peça.

Stretch: é o tecido com elastano em sua composição.

Sweater: é um blusão de lã chamado também de suéter ou pulôver.

Tailleur: um clássico de duas peças: paletó e saia lápis.

Tecidos Tecnológicos: tecidos de alta qualidade, durabilidade e conforto. Existem tecidos que exercem funções específicas, como proteger do calor, do frio, umidade, fogo e mofo; outros com hidratante corporal em sua fórmula, ou que tratam a celulite, ou até mesmo que acendem (com luzes que formam estampas!). São tecidos que vão ao encontro da necessidade e desejo do consumidor, sempre aliados à tecnologia.

Trench coat: é um casaco na altura do joelho ou um pouco maior, muito utilizado no inverno chuvoso. Este modelo provém das roupas de soldados.

Tressé: trama trançada.

Trilha: é a música que dá som à imagem. Utilizada em desfiles, filmes, novelas…

Used: beneficiamento que deixa o tecido com cara de usado.

Vintage: é um estilo de recuperação do antigo.

Zuave: calça com corte reto e franzido na parte inferior.




quarta-feira, 20 de junho de 2012

Inaugurando o Blog

Olá para todos!!!Resolvi criar este blog para falar sobre moda e design.
Quero divulgar textos, fotos, desfiles, tendências, dicas sobre modelagem, estilo, criação, produção e infinitos assuntos da moda.
Compartilho algumas das informações que possuo, experiências, cursos a fim de ajudar pessoas que tenham interesse na área!!

Espero que gostem!!!

Com carinho

Vanessa Mayumi Io